coluna deni zolin

STF suspende julgamento do frete e irrita caminhoneiros, que estariam discutindo greve

18.306


Foto: Renan Mattos (Diário)

Quando tudo parece mais calmo, sempre surge uma novidade para aquecer os ânimos. O presidente do STF, Dias Toffoli, surpreendeu os caminhoneiros autônomos e suspendeu o julgamento que aconteceria na próxima quarta-feira sobre a constitucionalidade da tabela que prevê pisos mínimos para o frete, segundo a Folhapress.

Confira os 51 ganhadores da região no Nota Fiscal Gaúcha

O julgamento era considerado uma data decisiva para o grupo, que vinha negociando, sem sucesso, uma nova tabela com o governo após a anterior, que foi considerada com valores baixos pela categoria, ter sido suspensa em julho. 

Líderes da categoria tiveram opiniões divergentes sobre os próximos passos após a suspensão do julgamento. Marconi França, líder de Recife (PE), disse defender uma paralisação na próxima quarta. Ele diz acreditar que o adiamento ocorreu porque a tabela seria considerada constitucional. Nos grupos de WhatsApp da categoria, há mensagens de caminhoneiros propondo paralisação a partir da próxima segunda. Já Nelson Junior, o Carioca, de Barra Mansa (RJ), diverge sobre como a categoria deve proceder.

População local de Santa Maria cresce 8,1% desde 2010

Segundo falou à Folhapress, o adiamento ocorreu porque, provavelmente, a tabela seria considerada inconstitucional, o que revoltaria os caminhoneiros e poderia gerar uma greve. Com isso, a categoria deve voltar para a mesa de negociações com o governo e o setor privado, diz ele.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bandeira tarifária continua no patamar vermelho em setembro Anterior

Bandeira tarifária continua no patamar vermelho em setembro

Nova regra quer baratear gás de cozinha Próximo

Nova regra quer baratear gás de cozinha

Economia